"E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?" (Jo 21:20).
Certa vez alguém me fez a seguinte pergunta: "Porque o apóstolo João é considerado o discípulo do amor e não Lázaro, se a Bíblia diz que Jesus o amava também?" E está foi a minha resposta :
Sem dúvida Jesus amava Lázaro e isto está registrado, e não só a Lázaro mas também suas irmãs, Marta e Maria; assim também como eu e você. No entanto, isso não o faz ser o discípulo do amor e a razão se dá, principalmente pelos escritos de João.
Por exemplo: Todas as vezes que aparece a frase, "Aquele que Jesus amava", é sempre no evangelho de João (Jo 19:26; 20:2; 21.20). Uma forma indireta que ele utiliza para falar de si mesmo sem atribuir nenhum sentimento egoísta a sua declaração, agindo da mesma forma como o Apóstolo Paulo em 2 Co 12:1-6, em vez de dizer "eu fui ao terceiro céu", ele diz: "sei de um homem...", demonstrando que mesmo ele tendo o privilégio de receber a revelação, estava longe de se gloriar por isto. A Deus somente a Glória!
Outra curiosidade sobre João, são as suas cartas, que possuem uma peculiaridade única tratando de temas que sempre estão em entorno do que Jesus ensinou sobre o amor, e foi ele quem escreveu a mais inspiradora revelação que alguém já falou sobre Deus, ao afirmar que Deus é amor (1Jo 4:8, 16). Essa característica dos demais escritos canônicos que temos na Bíblia, revela a intimidade que João tinha com o Mestre. Sua aproximação de Jesus era tanto que ele foi o único discípulo a acompanhar a crucificação, e viu de perto a maior prova de amor que o mundo pode conhecer ( Jo 19:26). Não é atoa que o Evangelho de João é o único que fala da causa motivadora de Cristo ter vindo ao mundo. Ele diz: "Porque Deus amou o mundo" (Jo 3:16).
Outros tem João como discípulo do amor por entenderem que ele fazia parte dos dozes e não Lázaro. Talvez, mais Lázaro também era discípulo de Cristo, não fazia parte dos dozes, mas sabemos que não eram só os dozes que eram discípulos de Cristo. O certo é afirmarmos que Lázaro não era Apóstolo, mas era discípulo. E entendermos isso facilitará a nossa compreensão sobre João e Lázaro. Os dois eram discípulos de Cristo, foram chamados de amigos (Jo 11:11; 15:14-15); mas só João foi chamado pelo Mestre para uma função especial (Mt 4:21; Mc 1:19), todavia são os seus escritos a causa primordial de porque o consideramos como sendo não só o discípulo, mas também o Apóstolo do amor.