Pular para o conteúdo principal

Batismo nas águas, uma ordenança Divina

 



"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" -Mc 16.15



O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS?

I.Uma ordenança Divina

O batismo nas águas não é uma prática religiosa criada pelos apóstolos ou bispos de alguma igreja cristã, mas uma ordenança de Jesus para todo aquele que n’Ele crê, por isso ele também não é uma opção, mas um mandamento que deve ser obedecido. 

De acordo com o Evangelho de Mateus 28 e 19, que diz: “Ide, portanto, fazei DISCÍPULOS de todas as nações, BATIZANDO-AS em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”; Ninguém pode afirmar ser um discípulo de Cristo, sem primeiro, crer Nele e depois descer as águas. Ignorar essa ordenança é desobedecer a Cristo, além de nega-lo como seu Salvador (Mc 16.16).

II.Sua Finalidade

O Batismo nas águas é mais do que uma cerimônia religiosa é um testemunho visível da nossa decisão de seguir a Cristo.

Ela aponta para a morte, sepultamento e  ressurreição de Cristo, significando que dá mesma forma, agora como discípulos de Cristo, morremos para o pecado e na semelhança da sua ressurreição, fomos feitos nova criatura, mediante a transformação do Espírito Santo no homem interior (Rm 6.3-6).

É um verdadeiro marco espiritual que divide a nossa vida, entre a antiga vida de pecado e a nossa nova vida em Jesus Cristo; da mesma forma como o mar vermelho era o limite entre o Egito e a terra prometida. 

Descer as águas, significa que fazemos parte do corpo de Cristo e que somos herdeiros do Reino dos céus (Ef 2.19).

O Apóstolo Paulo também relaciona o batismo nas águas com a circuncisão do coração. Visto que no Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão; hoje, está circuncisão acontece no coração (Rm 2.28,29), e é vista simbolicamente por meio do batismo (Cl 2.11,12).

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA QUE UMA PESSOA SEJA BATIZADA?

O batismo segui a fé (MC 16:16), por mais que a igreja, tenha normas que os membros precisam seguir,  isso não deve ser uma regra, nem um impedimento para que os novos convertidos não sejam batizados, mas apenas uma questão de organização do corpo de Cristo. 

Seguindo o modelo do primeiro batismo registrado em Atos 8.30 a 39, aprendemos que:

A) Ninguém deve demorar para se batizar após ter feito sua decisão de servir a Jesus.

B) Quando uma pessoa é esclarecida sobre a obra redentora de Jesus Cristo, e crê de todo o seu coração, então ela está pronta para descer as águas (At 8.36,37).

Com relação a idade, a Bíblia não estipula uma idade para que alguém desça as águas, todavia seguindo o critério que a pessoa precisa crer em Jesus Cristo e ter consciência de sua decisão, seguimos o modelo bíblico de consagrar os filhos ao Senhor e só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé. Visto que uma criança não possui as faculdades desenvolvidas para discernir o certo e do errado (Hb 5.13,14).

COMO DEVE SER FEITO O BATISMO?

No decorrer da história da igreja, muitas formas de batismo tem surgido, como o batismo por aspersão e o batismo por efusão. Todavia como o batismo é uma identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, entendemos que o batismo por imersão representa melhor esta figura, até mesmo porque a palavra batismo no grego (baptismos) significa: “imergir; mergulhar"(Cf. At 8.38,39).

I. A Fórmula Batismal

A fórmula batismal mais usada pelas igrejas cristãs é a mesma de Mateus 28.19, que diz: "batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”, e não apenas no Nome de Jesus, apesar dessa fórmula ser aceita e ter sido usada pelos primeiros cristãos (Atos 2.38;8.16;10.38;19.5). Segundo a ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, 11ª Edição, Vol.3 Pg 365-366, “A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século.” Quando a Doutrina da Trindade de Deus foi desenvolvida pelo Padre Tertuliano. Uma forma de refutar os que poderiam se apropriar disso para negarem a Trindade Divina.

Geralmente as igrejas que batizam só em o Nome de Jesus, são unicista, isto é, crêem que existe apenas uma só pessoa na Divindade, como a igreja Tabernáculo da Fé, A igreja local de Witness Lee e o Ministério Voz da Verdade. No entanto, outras igreja, hoje em dia usam esse modelo de batismo, por interpretarem o texto de Mateus 28.19 não como uma fórmula batismal, mas como um princípio espiritual, mostrando que a Trindade também está presente no batismo.

II. Quem pode Batizar?

Não existe auto-batismo na Bíblia. É necessário que alguém ministre. Mas será que só o pastor ou os presbíteros podem batizar? A resposta é não. Geralmente vemos só os pastores conduzirem o batismo, mas isso acontece por uma questão de ordem e não porque só os pastores podem batizar. Assim como a ordem para pregar o evangelho não cabe só ao pastor, mas é uma missão da igreja em geral, da mesma forma é o batismo (Mt 28.19).

Em Atos 8.38,39, vemos Felipe que era apenas um diácono, fazendo o trabalho de evangelista,  batizando o Eunuco, e não foi repreendido pelos apóstolos por fazer isso.

O QUE O BATISMO NÃO É

I. Um meio de salvação.

A salvação é pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo (Ef. 2.8); logo, o batismo não salva ninguém, mas acompanha a salvação (MC 16.16).

Na bíblia nós temos a história do ladrão na cruz que não pôde ser batizado, mas creu e foi salvo (Lc 23.39 a 43). Isso, porém, não significa, que devemos rejeitar o batismo. Quem crê em Jesus deve ser batizado, de outra forma estará desobedecendo sua ordenança. Diferente do ladrão da cruz que não tinha condições de ser batizado.

II. Um ingresso denominacional

Geralmente, quando uma pessoa sai ou muda de uma determinada igreja, ela também precisa ser batizada novamente na nova igreja que irá frequentar. Isso acontece porque muitas igrejas cristãs usam o batismo como uma exigência para que alguém se torne um membro da mesma, e assim participe efetivamente de suas atividades. Mas isso é errado. O batismo precisa ser feito uma única vez e seguindo os critérios bíblicos é válido em qualquer denominação ( ver. Ef 4.5).

II. Uma forma de sermos purificados dos nossos pecados.

Não, o batismo não lava os pecados. Somos purificados dos nossos pecados, quando cremos em Jesus e nos arrependemos dos mesmos. A Bíblia nos ensina claramente que Jesus Cristo pagou o preço pelos nossos pecados, ao morrer por nós na cruz, e que estamos limpos do pecado, se cremos nEle (At 2.38). A Bíblia diz: "Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo (1Pe 3.21). Amém!










POSTAGENS MAIS LINDAS

A verdadeira páscoa e o seu significado para a Igreja

Desconheço outro feriado tão aguardado em Abril como a Páscoa. Se perguntarmos a uma criança o que ela gostaria de receber neste dia, a resposta será clara: "um ovo de Páscoa"; afinal, sem um ovo de Páscoa, a celebração perde sua graça. No entanto, poucas pessoas sabem que o ovo, o coelho e os bombons de chocolate não têm relação alguma com a verdadeira Páscoa. Assim como o Natal, a Páscoa também perdeu sua essência espiritual e se tornou apenas uma data comemorativa, que movimenta o comércio e alegra principalmente a indústria do chocolate, a matéria-prima do tão desejado ovo de Páscoa. Infelizmente, o que deveria ser um ato religioso para alguns se tornou apenas um símbolo de bons negócios e boas vendas. Então, o que é a páscoa? Como surgiu? O que ela representa para nós? A celebração da Páscoa é uma das mais importantes festividades da religião judaica, ocorrendo no dia 14 do primeiro mês do calendário judaico, conhecido como Abibe, e se estendendo por uma semana c

Ocupe sua mente com as coisas de Deus

" Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). Quando deixamos nossa mente ociosa, ela se torna um terreno fértil para pensamentos negativos, dúvidas e tentações que podem nos desviar do caminho certo.Por isso, é essencial ocuparmos nossa mente com as coisas de Deus. Ao encher nossos pensamentos com princípios e valores divinos, fortalecemos nossa fé, mantemos uma perspectiva positiva e resistimos às influências negativas que podem nos levar a agir contra nossos princípios morais. Mas nem todos podem viver assim, porque ainda não ressuscitaram com Cristo (Cl. 3:1). Isto é, não nasceram de novo (Jo.3,5). Mas aos que nasceram de novo, o mandamento é este  " pensai nas coisas do alto e não nas coisas terrenas"  (Cl. 3:1,2). E pra começar, a melhor forma de fazermos isto é: 1. Lendo regu

O que não te contaram na igreja sobre o dízimo

O Dízimo é um assunto polêmico que causa divisão de opinião entre os cristãos. Principalmente, com tantos abusos por parte da liderança eclesiástica de muitas igrejas, que vivem como reis, abastados, enquanto o socorro dos domésticos na fé, é negligênciado.  Então, o que é o dízimo? Quando começou essa prática e quais as finalidades de sua observância? Como a igreja deve entender e se posicionar diante da prática do dízimo?  Ele é válido para o nossos dias? Este assuntos e outros é o que eu espero explicar neste artigo para vocês. A origem do Dízimo A palavra dízimo tanto no grego, como no hebraico, significa "dez por cento". Biblicamente, a origem dessa prática, é atribuído ao patriarca Abraão, sendo que o dízimo só se tornou um mandamento para a nação de Israel, 400 anos depois, com a separação da tribo de Levi para prestarem serviços a Deus, no Tabernáculo. Existiam pelo menos quatro tipos de dízimos, que eram obrigatórios em Israel. O primeiro era cham

Carnaval não é coisa para crente!

O que é o Carnaval? O carnaval é uma Festa profana, provenientes de ritos e costumes pagãos, caracterizada pela liberdade de expressão e movimento, originada na antiguidade e recuperada pela Igreja Católica em 590 d.C; e que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. É um período em que inúmeras pessoas se lançam depravadamente, a práticas carnais como bebedice, prostituição, glutonaria etc,  práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (Cf. 1Co.6: 9-10; Gl. 5:19-21). Mas ainda existem, muitas evangélicos, que nesse período ficam na dúvida, se é ou não errado pular carnaval? E o carnaval gospel, pode? Primeiramente, o carnaval gospel não passa de  uma desculpa de alguns evangélicos, para viverem ainda no pecado, certamente nunca leram Romanos 12.  Nenhum crente que conhece a palavra de Deus e que já nasceu de novo, defenderá tal prática. Pular, brincar, ou assistir carnaval é pecado; e não adianta se é gospel ou

O que são os Evangelhos?

A palavra Evangelho vem de duas palavras gregas, "eu" e "aggelion", significando boas novas. Num sentido mais amplo, significa as boas novas do Reino de Deus aos homens por Jesus Cristo. No plural, evangelhos, se refere aos quatros livros canônicos, que possuem a biografia de Jesus, que também recebem os nomes de seus autores, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Evangelho de João e Os Evangelhos Sinóticos. Os três primeiros evangelhos, possuem uma narrativa diferente do Evangelho de João, são chamados de sinótico, palavra que vem do grego (synoptikos) e significa, ver de um ponto ou em conjunto.  Eles apresentam o ministério de Cristo na Galiléia,  a sua vida pública e a sua humanidade e João apresenta o Ministério de Jesus na Judéia,  a sua vida particular e a sua divindade.  Isso significa que só há um Evangelho, uma única história, porém apresentada de quatro maneiras pelos discípulos de Cristo.  Quem escreveu os Evangelhos? Os evangelhos, foram e