Pular para o conteúdo principal

Hábitos que devemos evitar quando nos reunimos para cultuarmos ao Senhor




"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal" 
(Ec. 5.1).

Desde criança aprendi que cultuar a Deus é coisa séria. Mas estamos vivendo em um momento muito triste da história cristã, tempos de apostasia e desrespeito com o Evangelho de Jesus, onde as pessoas procuram servir a Deus de qualquer forma, sem nenhuma reverência. Então aqui vai alguns conselhos para quem procura servir a Deus de fato, com temor e tremor. Porque Deus é Santo e não aceita adoração de qualquer maneira.

1. Chegar atrasado, sem motivo justo.

Li em algum lugar a seguinte frase: "Não é porque você é noiva de Cristo que vai chegar atrasada no Culto". E acreditem esse é um dos hábitos frequentes que vemos por aí  em muitas igrejas. Inclusive há pregadores que não participam do início do culto, e só chegam no horário da pregação, mas esse costume não é bom para nós. Seja você o pregador ou não procure chegar cedo no lugar marcado para junto com a congregação adorarem ao Senhor. E se porventura se atrasar, evite entrar na hora da leitura inicial da Bíblia ou quando estiverem orando pela mesma. Aguarde com reverência na entrada do templo e só entre após a oração. Se o culto for de oração , não faça gestos bruscos, nem barulhos que venham tirar a atenção dos demais. Lembre-se que você não está em sua casa, nem na rua, mas em um lugar especial onde se adora o Nome do Senhor.

2. ‎Ficar jogando conversa fora na frente do templo ou na hora do culto.

É interessante, quantos assuntos surge quando nos encontrarmos com os amigos não é mesmo, mas existe tempo e lugar apropriado para isto. Quando fores a igreja ou lugar marcado para cultuar a Deus, volte toda a sua atenção para Deus e deixe aquela boa conversa com os amigos para um outro momento (Ec 3.1,7). Enquanto o culto não começou, aproveite o tempo para orar, ou para ler a sua Bíblia. Lembre-se que o templo é um lugar para cultuarmos a Deus e não para mantermos as nossas conversas em dias.  

3.‎ Ser mero espectador.

Existem dois grupos de pessoas que vão a igreja. Os que vão cultuar a Deus e aqueles que só vão para assistir. Que possamos fazer parte do primeiro grupo. Não seja mais um mero espectador, mas um verdadeiro adorador que serve a Deus com alegria e o adora em "Espírito e em  verdade".

4. Agir com irreverência no culto.

A Bíblia nos ensina que devemos servir ao Senhor com temor e tremor (Sl 2:11). Mas tenho notado que poucos observam este conselho bíblico. Vão a igreja como se fossem a um lugar qualquer e não a um lugar de culto e adoração ao Senhor.
Quem age assim não sabe discernir as coisas de Deus, nem cultuar o seu Santo Nome.
Inclusive há pais que pensam que a igreja é uma creche e soltam seus filhos como se o pastor fosse obrigado a reparar e cuidar dos mesmos. Todavia, pais tementes, educam seus filhos a se portarem com decência e temor na presença de Deus.
Que possamos cultuar ao Senhor com temor em sua presença, oferecendo a Ele todo o nosso ser e devoção, nós e toda a nossa casa.

5. Usar roupas indecentes

A questão aqui não é o tipo ou a qualidade das suas vestes, se possui ou não uma roupa elegante, se ela é nova ou usada,  mas o modo como se veste. Alguns vão a igreja como se fossem a uma balada. Tudo bem se a pessoa ainda  não foi salva por Jesus, mas não posso dizer o mesmo de quem já assumiu seu compromisso diante do Senhor.

Assim como você não pode ir perante um juiz de regata, bermuda, short ou minissaia, ir à um lugar de culto a Deus, de modo indecente, é atrair a ira de Deus, por não referenciar e dar a Ele o devido respeito e honra, afinal Ele é o Criador dos céus e da terra.

Não que Deus se importa se você usa jeans ou seda, se as suas roupas são longas até os pés ou abaixo do joelho, mas como se veste, se é com pudor ou sem pudor, com modesta ou exageradamente. São estes os cuidados que nós salvos em Cristo devemos tomar. Principalmente as mulheres, como nos recomenda o Apóstolo Paulo em I Timóteo 2.9,10: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas com boas obras".  

Mas será que é só na igreja que devemos observar isso? É óbvio que não. 

Pois não adoramos a Deus só no templo ou num dia específico, mas todos os dias em nosso coração, seja em casa, no trabalho, na escola, no parque na universidade, na praia ou na piscina; não importa o lugar o verdadeiro cristão o adora, como ensinou Jesus "em espírito e em verdade" (Jo 4:23).

Então, procure se vestir como um servo de Deus, com modéstia e decência, dentro ou fora da igreja, pois até em nossa roupa Deus precisa ser glorificado (Sl 133:1; 1Co 10:31).

6. Usar o celular sem necessidade.

Entendo que o uso do celular é nescessário em alguns casos, mas sem abusos.

Particularmente, uso o celular para muitas atividades como montar um sermão, registrar um momento especial etc; mas, como vem acontecendo em algumas igrejas é vergonhoso.

Pregadores tirando selfie na hora da pregação, mandando mensagens em grupos de redes sociais na hora do culto, jovens flertando com as jovens pelo whatsapp, são alguns casos que presenciamos por aí, então responda para si mesmo, será que Deus se agrada disso? 

Creio que o ideal seria desligar o celular e voltarmos toda a nossa atenção para o culto. 
Selfie, ligações ou qualquer outra atividade que costumeiramente fazemos no nosso dia-a-dia, não é algo apropriado na hora em que estivermos cultuando a Deus.

Deixe para fazer essas coisas depois do culto. Lembre-se que Deus é zeloso e não aceita culto de qualquer maneira. Por isso atentemos para essas recomendações. Se você leva seu celular para os cultos, com este objetivo é melhor deixá-lo em casa. 

7. Pensar que o Culto é entretenimento

A nossa congregação não é lugar de entretenimento, mas um lugar de cultuarmos a Deus, com temor e reverência. 

Por isso, precisamos ensinar essa verdade aos nossos filhos, e a melhor forma é dando o exemplo.
Outra forma é evitar que os nossos filhos levem para os cultos, brinquedos, lápis de cor e até mesmo o celular para se distrair na hora do culto, com joguinhos.

Seu filho tem que ter prazer de assistir e participar do culto com os seus elementos, que são: louvor, oração, leitura e exposição da Palavra de Deus.

Ensine que a casa de Deus, não é lugar para brincadeiras ou passa tempo, mas uma casa de louvor, oração e ensino das Sagradas Escrituras.

Faço das palavras do Apóstolo Paulo, as minhas também, quando escreveu ao pastor Timóteo, dizendo: "Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3.14,15). 

8. Ir à igreja por obrigação.

Alguns cristãos são bons religiosos, vão à igreja frequentemente, mas por obrigação e não por devoção ao Senhor. Que o nosso culto seja uma expressão de amor e fervor a Deus e não uma obrigação religiosa mórbida, pois Deus recebe nossa adoração, quando o servimos com alegria, como bem escreveu David: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do Senhor” ( Sl 122:1).
Essa é a alegria do crente salvo. Seu coração jubila em poder cultuar ao Senhor e lhe agradecer pela Sua eterna salvação. Que possamos deixar a casca religiosa e servir a Deus com alegria e fervor em nossos corações. Afinal, fomos salvos pela Sua maravilhosa Graça (Ef 2:8).

POSTAGENS MAIS LINDAS

A verdadeira páscoa e o seu significado para a Igreja

Desconheço outro feriado tão aguardado em Abril como a Páscoa. Se perguntarmos a uma criança o que ela gostaria de receber neste dia, a resposta será clara: "um ovo de Páscoa"; afinal, sem um ovo de Páscoa, a celebração perde sua graça. No entanto, poucas pessoas sabem que o ovo, o coelho e os bombons de chocolate não têm relação alguma com a verdadeira Páscoa. Assim como o Natal, a Páscoa também perdeu sua essência espiritual e se tornou apenas uma data comemorativa, que movimenta o comércio e alegra principalmente a indústria do chocolate, a matéria-prima do tão desejado ovo de Páscoa. Infelizmente, o que deveria ser um ato religioso para alguns se tornou apenas um símbolo de bons negócios e boas vendas. Então, o que é a páscoa? Como surgiu? O que ela representa para nós? A celebração da Páscoa é uma das mais importantes festividades da religião judaica, ocorrendo no dia 14 do primeiro mês do calendário judaico, conhecido como Abibe, e se estendendo por uma semana c

Ocupe sua mente com as coisas de Deus

" Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). Quando deixamos nossa mente ociosa, ela se torna um terreno fértil para pensamentos negativos, dúvidas e tentações que podem nos desviar do caminho certo.Por isso, é essencial ocuparmos nossa mente com as coisas de Deus. Ao encher nossos pensamentos com princípios e valores divinos, fortalecemos nossa fé, mantemos uma perspectiva positiva e resistimos às influências negativas que podem nos levar a agir contra nossos princípios morais. Mas nem todos podem viver assim, porque ainda não ressuscitaram com Cristo (Cl. 3:1). Isto é, não nasceram de novo (Jo.3,5). Mas aos que nasceram de novo, o mandamento é este  " pensai nas coisas do alto e não nas coisas terrenas"  (Cl. 3:1,2). E pra começar, a melhor forma de fazermos isto é: 1. Lendo regu

O que não te contaram na igreja sobre o dízimo

O Dízimo é um assunto polêmico que causa divisão de opinião entre os cristãos. Principalmente, com tantos abusos por parte da liderança eclesiástica de muitas igrejas, que vivem como reis, abastados, enquanto o socorro dos domésticos na fé, é negligênciado.  Então, o que é o dízimo? Quando começou essa prática e quais as finalidades de sua observância? Como a igreja deve entender e se posicionar diante da prática do dízimo?  Ele é válido para o nossos dias? Este assuntos e outros é o que eu espero explicar neste artigo para vocês. A origem do Dízimo A palavra dízimo tanto no grego, como no hebraico, significa "dez por cento". Biblicamente, a origem dessa prática, é atribuído ao patriarca Abraão, sendo que o dízimo só se tornou um mandamento para a nação de Israel, 400 anos depois, com a separação da tribo de Levi para prestarem serviços a Deus, no Tabernáculo. Existiam pelo menos quatro tipos de dízimos, que eram obrigatórios em Israel. O primeiro era cham

Carnaval não é coisa para crente!

O que é o Carnaval? O carnaval é uma Festa profana, provenientes de ritos e costumes pagãos, caracterizada pela liberdade de expressão e movimento, originada na antiguidade e recuperada pela Igreja Católica em 590 d.C; e que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. É um período em que inúmeras pessoas se lançam depravadamente, a práticas carnais como bebedice, prostituição, glutonaria etc,  práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (Cf. 1Co.6: 9-10; Gl. 5:19-21). Mas ainda existem, muitas evangélicos, que nesse período ficam na dúvida, se é ou não errado pular carnaval? E o carnaval gospel, pode? Primeiramente, o carnaval gospel não passa de  uma desculpa de alguns evangélicos, para viverem ainda no pecado, certamente nunca leram Romanos 12.  Nenhum crente que conhece a palavra de Deus e que já nasceu de novo, defenderá tal prática. Pular, brincar, ou assistir carnaval é pecado; e não adianta se é gospel ou

O que são os Evangelhos?

A palavra Evangelho vem de duas palavras gregas, "eu" e "aggelion", significando boas novas. Num sentido mais amplo, significa as boas novas do Reino de Deus aos homens por Jesus Cristo. No plural, evangelhos, se refere aos quatros livros canônicos, que possuem a biografia de Jesus, que também recebem os nomes de seus autores, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Evangelho de João e Os Evangelhos Sinóticos. Os três primeiros evangelhos, possuem uma narrativa diferente do Evangelho de João, são chamados de sinótico, palavra que vem do grego (synoptikos) e significa, ver de um ponto ou em conjunto.  Eles apresentam o ministério de Cristo na Galiléia,  a sua vida pública e a sua humanidade e João apresenta o Ministério de Jesus na Judéia,  a sua vida particular e a sua divindade.  Isso significa que só há um Evangelho, uma única história, porém apresentada de quatro maneiras pelos discípulos de Cristo.  Quem escreveu os Evangelhos? Os evangelhos, foram e