INTRODUÇÃO
Por ter a natureza adâmica, o homem é inclinado a imitar as atitudes de Adão, quando desobedeceu a Deus no Jardim do Éden.
Vejamos:
1. Tentou cobrir sua nudes cozendo folhas de figueiras.
2. Procurou se esconder da presença de Deus.
3. Culpou a mulher e até o próprio Deus por haver pecado.
Hoje seguindo o exemplo de Adão, muitos também:
1. Procuram com suas próprias obras, justificar o seus pecados.
Como Adão tentam "cozer folhas de figueiras", ou seja, tentam resolver o problema do seu jeito, segundo os seus próprios esforços humanos.
Mas foi Deus quem de fato resolveu o problema da nudes de Adão e Eva, sacrificando um animal e fazendo de sua pele roupas para o casal.
Da mesma forma, somente a Justiça de Deus, revelada em seu Filho Jesus, é capaz de justificar o pecador. Nenhuma obra humana, pode nos justificar, se não a que Cristo já fez por nós na cruz do Calvário.
Romanos 5. 18 e 19 diz: "Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos"
2. Procuram se esconder de Deus.
O pecado trás vergonha e culpa. Por isso muitos tentam se esconder de um real compromisso com Deus. Se acham tão pecaminosos ao ponto de seus pecados serem maiores que o perdão e a misericórdia de Deus, e Satanás fica torcendo pra quem segue por este caminho. Pois quanto mais longe o cristão fica de Deus, escondendo os seus pecados, mais vulnerável ele fica aos ataques do tentador.
Todavia, o que adianta tentar fugir de Deus hoje, se haverá um dia em que prestaremos contas a Ele de tudo o que fazemos? Por acaso podemos nos esconder de sua presença? (Sl 139.7-12).
Tempo também não resolve pecado, ele só aumenta a nossa culpa diante de Deus e nos mostra o quanto estamos longe de Sua Graça. Pare de fugir e de dar desculpas da sua real situação diante de Deus e clame por seu divino perdão. Hebreus 4 e 16 nos diz dessa maneira: " Por tanto nos acheguemos com confiança ao trono da Graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda".
3. Procuram sempre um culpado, em vez de assumirem a responsabilidades dos seus atos.
Essa é uma atitude clássica da velha natureza adâmica, jogar a culpa do seu pecado apontando o erro dos outros. Afinal, é fácil passar a responsabilidade dos nossos atos a terceiros ou querer dar uma razão ao nosso pecado. Mas a Deus ninguém engana. Adão achou que culpando a Eva, ou dando a disculpa que se Deus não dessem ela como esposa, ele sairia impune do erro que cometeu, mas Deus tratou com cada um segundo as suas obras. Da mesma forma Deus age comigo e com você.
Deus não age com imparcialidade ou favoritismo com o pecado de ninguém (cf. 1Ts), nem joga a nossa culpa a terceiros; em Ezequiel 18 e 20 está escrito: "Aquele que peca é que morre. O filho não sofrerá por causa dos pecados do pai, nem o pai, por causa dos pecados do filho. A pessoa boa será recompensada por fazer o bem, e a pessoa má sofrerá pelo mal que praticar";
Romanos 2.5 e 6 também diz: "Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras";
e por último:
Romanos 14 e 12 diz: "Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus".
Portanto, não siga o exemplo de Adão, não deixe que a velha natureza te leve por este perigoso caminho; antes, trilhe o caminho do arrependimento, da confissão e da renuncia.
Provérbios 28. 13 diz: " Quem esconde os seus pecados não será feliz, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia".
CONCLUSÃO
Deus em seu filho Jesus Cristo, quer nos dá uma nova natureza, basta confiarmos no seu perdão para termos paz com Ele e a vida eterna.