Pular para o conteúdo principal

É PECADO BEBER VINHO?

 


O vinho está ligado a história de muitos povos antigos do ocidente, como os egípcios, os gregos, os romanos, e os Judeus. 

Na Bíblia Sagrada a palavra vinho aparece 140 vezes, pois era algo comum na cultura judaica, inclusive nos dias de Jesus. 

Apenas o Livro de Jonas não faz menção ao vinho.

O VINHO NO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento, o vinho era considerado um símbolo de bênçãos e prosperidade concedidas por Deus ao seu povo. Além disso, o vinho também desempenhava um papel no culto a Deus, sendo oferecido como uma oferta líquida (Ex 29:30; Lv 23.13, 18, 37; Nm 15:5-10; 28:14).

A única restrição que era imposta era direcionada aos sacerdotes, pois era proibido para eles entrar no Tabernáculo enquanto estivessem embriagados. Portanto, eles eram instruídos a abster-se do consumo de vinho quando estivessem realizando seu serviço no Tabernáculo (Lv 10.9).

VINHO, SÍMBOLO DA IRÁ DE DEUS.

O vinho é visto como uma bênção de Deus para o seu povo (Gn 27:28), enquanto para as nações ímpias representa o juízo divino. Essa dualidade é abordada em várias passagens bíblicas, inclusive no Novo Testamento.

Ler: (Sal 11,6; 75:8; Is 51,17, 22; Je 25,12-29; 51:41; La 4,21; Ap. 14,9, 10; 16,19; 18,5-8)

O VINHO NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento o vinho foi usado por Jesus na última Páscoa, para instituir a Nova Aliança. Enquanto o pão representa o seu corpo moído na cruz, o vinho representa o seu sangue derramando por nossos pecados (Mt 26.26-29; Lc 22.19,20). 

Jesus, também ordenou aos seus discípulos que repetissem este ato em sua memória, até que Ele voltasse ( 1Co 11.23-26).

Desde então, o vinho sempre esteve presente na Santa Ceia do Senhor nos dias da Igreja primitiva. 

VINHO OU SUCO DE UVA?

Apesar de algumas igrejas evangélicas proibirem o uso do vinho na celebração da  Santa Ceia, substituindo-o pelo suco de uva, os cristãos primitivos e as igrejas protestantes históricas nunca viram problema nenhum no uso do vinho. 

Até porque, a técnica que impede o processo de fermentação natural do suco de uva só surgiu no final do século XIX, permitindo uma alternativa ao uso do vinho.

Acreditasse que essa substituição do vinho para o suco de uva, surgiu na igreja metodista, e depois foi adotado por outras igrejas até o dia de hoje.

Afinal, beber vinho é considerado pecado ou não?

Caro irmão em Cristo, consumir vinho não é um ato pecaminoso. Embora algumas igrejas proíbam seus seguidores de beber vinho por consider um "pecado", é importante ressaltar que não há qualquer proibição específica ao consumo dessa bebida na Bíblia. Em vez disso, existem apenas recomendações para evitarmos a embriaguez.

Assim como os sacerdotes eram instruídos a não entrar no Tabernáculo em estado de embriaguez, também devemos adorar a Deus com sobriedade, pois é impossível cultuá-Lo de forma racional quando estamos sob o efeito do álcool. A Escritura nos exorta a oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1), o que requer uma mente clara e um coração sóbrio. Portanto, é aconselhável evitar o consumo excessivo de vinho.

Leia: (Is. 5.11; 28.7; PV 23.20; 23. 29-35; Ef 5:18; 1Tm 3.3,8; Tt 1.7; 2.3).

Os textos bíblicos que abordam a questão da embriaguez têm como objetivo nos alertar sobre os perigos das bebidas alcoólicas e não para contradizer aqueles que não veem problema no consumo de vinho. No entanto, é importante ressaltar que nem mesmo Jesus se abstinha do vinho, exceto na cruz, de acordo com algumas versões bíblicas (Mt 27:34). Além disso, os Apóstolos também não se abstiveram do vinho, como evidenciado em passagens como Mateus 11:19, Mateus 26:27-29, Lucas 7:34 e 1 Timóteo 5:23.

É bom lembrar que eles também não andavam bêbados perambulando pelas ruas ou escandalizando a pregação do Evangelho por causa de bebidas alcoólatras, como fazem muitos nos dias de hoje. Pois assim como o vinho pode ser uma benção, o uso indevido do mesmo pode torna-se uma maldição (Pv 23.29-35). 

É preciso entendermos, que como tudo o que o nosso Deus criou e viu que era bom ( Gn 1.12), o vinho é benção de Deus para nós, para ser desfrutado com alegria, mas sem exagero é claro.

Leia e reflita: (Dt 7.13, 11:14; Sl 104:14,15; Pv 3.10).

Agora, se isso escandaliza teu irmão, evite, e a fé que tens guarde entre você e Deus, pois a nossa liberdade não pode servir de tropeço para os fracos na fé. Muitos irmãos em Cristo tiveram suas vidas, trabalhos e famílias destruídas por bebidas, então é aceitável que procurem se abster, e precisamos considerar isso, como nos aconselha Paulo em Romanos 14, ele disse: 

"Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer. Bom é não comer carne, NEM BEBER VINHO, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado".

Algumas considerações sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

É importante reconhecer que a Bíblia não proíbe explicitamente o consumo de vinho. No entanto, muitas pessoas abusam dessa liberdade concedida por Deus e se entregam ao consumo irresponsável de bebidas alcoólicas de todos os tipos.

O fato de a Bíblia não proibir o consumo de vinho não nos dá o direito de incentivar o consumo de cerveja ou fazer propaganda de qualquer tipo de bebida alcoólica. Nossa prioridade como cristãos não deve ser o consumo de bebidas intoxicantes, mas sim sermos cheios do Espírito Santo e dedicados a pregar o Evangelho de Jesus (Atos 2.8; Efésios 5.18).

Não há compatibilidade entre servir a Deus e ser amante de bebidas fortes. A Bíblia é clara ao afirmar que "nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6.9-10).

Essa advertência nos alerta sobre o quão perigoso é não saber administrar a liberdade que Cristo nos proporciona, transformando-a em uma porta larga para a perdição eterna.

Embora a Bíblia não nos proíba de beber vinho, ela nos adverte sobre o uso de bebidas fortes e embriaguez, como coisas que devemos evitar (Provérbios 20.1; 23.20, 29-35).

Até mesmo nisso, os cristãos precisam se diferenciar daqueles que estão no mundo, a fim de glorificar a Deus (1 Coríntios 10.31).

Portanto, não permita que o consumo de bebidas alcoólicas se torne um obstáculo em sua vida e o afaste da comunhão com Deus. Lembre-se de que obedecer a Deus é melhor do que beber com moderação. Priorize a busca por uma vida equilibrada e dedicada a servir a Deus em todas as áreas.


POSTAGENS MAIS LINDAS

A verdadeira páscoa e o seu significado para a Igreja

Desconheço outro feriado tão aguardado em Abril como a Páscoa. Se perguntarmos a uma criança o que ela gostaria de receber neste dia, a resposta será clara: "um ovo de Páscoa"; afinal, sem um ovo de Páscoa, a celebração perde sua graça. No entanto, poucas pessoas sabem que o ovo, o coelho e os bombons de chocolate não têm relação alguma com a verdadeira Páscoa. Assim como o Natal, a Páscoa também perdeu sua essência espiritual e se tornou apenas uma data comemorativa, que movimenta o comércio e alegra principalmente a indústria do chocolate, a matéria-prima do tão desejado ovo de Páscoa. Infelizmente, o que deveria ser um ato religioso para alguns se tornou apenas um símbolo de bons negócios e boas vendas. Então, o que é a páscoa? Como surgiu? O que ela representa para nós? A celebração da Páscoa é uma das mais importantes festividades da religião judaica, ocorrendo no dia 14 do primeiro mês do calendário judaico, conhecido como Abibe, e se estendendo por uma semana c

Ocupe sua mente com as coisas de Deus

" Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). Quando deixamos nossa mente ociosa, ela se torna um terreno fértil para pensamentos negativos, dúvidas e tentações que podem nos desviar do caminho certo.Por isso, é essencial ocuparmos nossa mente com as coisas de Deus. Ao encher nossos pensamentos com princípios e valores divinos, fortalecemos nossa fé, mantemos uma perspectiva positiva e resistimos às influências negativas que podem nos levar a agir contra nossos princípios morais. Mas nem todos podem viver assim, porque ainda não ressuscitaram com Cristo (Cl. 3:1). Isto é, não nasceram de novo (Jo.3,5). Mas aos que nasceram de novo, o mandamento é este  " pensai nas coisas do alto e não nas coisas terrenas"  (Cl. 3:1,2). E pra começar, a melhor forma de fazermos isto é: 1. Lendo regu

O que não te contaram na igreja sobre o dízimo

O Dízimo é um assunto polêmico que causa divisão de opinião entre os cristãos. Principalmente, com tantos abusos por parte da liderança eclesiástica de muitas igrejas, que vivem como reis, abastados, enquanto o socorro dos domésticos na fé, é negligênciado.  Então, o que é o dízimo? Quando começou essa prática e quais as finalidades de sua observância? Como a igreja deve entender e se posicionar diante da prática do dízimo?  Ele é válido para o nossos dias? Este assuntos e outros é o que eu espero explicar neste artigo para vocês. A origem do Dízimo A palavra dízimo tanto no grego, como no hebraico, significa "dez por cento". Biblicamente, a origem dessa prática, é atribuído ao patriarca Abraão, sendo que o dízimo só se tornou um mandamento para a nação de Israel, 400 anos depois, com a separação da tribo de Levi para prestarem serviços a Deus, no Tabernáculo. Existiam pelo menos quatro tipos de dízimos, que eram obrigatórios em Israel. O primeiro era cham

Carnaval não é coisa para crente!

O que é o Carnaval? O carnaval é uma Festa profana, provenientes de ritos e costumes pagãos, caracterizada pela liberdade de expressão e movimento, originada na antiguidade e recuperada pela Igreja Católica em 590 d.C; e que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. É um período em que inúmeras pessoas se lançam depravadamente, a práticas carnais como bebedice, prostituição, glutonaria etc,  práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (Cf. 1Co.6: 9-10; Gl. 5:19-21). Mas ainda existem, muitas evangélicos, que nesse período ficam na dúvida, se é ou não errado pular carnaval? E o carnaval gospel, pode? Primeiramente, o carnaval gospel não passa de  uma desculpa de alguns evangélicos, para viverem ainda no pecado, certamente nunca leram Romanos 12.  Nenhum crente que conhece a palavra de Deus e que já nasceu de novo, defenderá tal prática. Pular, brincar, ou assistir carnaval é pecado; e não adianta se é gospel ou

O que são os Evangelhos?

A palavra Evangelho vem de duas palavras gregas, "eu" e "aggelion", significando boas novas. Num sentido mais amplo, significa as boas novas do Reino de Deus aos homens por Jesus Cristo. No plural, evangelhos, se refere aos quatros livros canônicos, que possuem a biografia de Jesus, que também recebem os nomes de seus autores, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Evangelho de João e Os Evangelhos Sinóticos. Os três primeiros evangelhos, possuem uma narrativa diferente do Evangelho de João, são chamados de sinótico, palavra que vem do grego (synoptikos) e significa, ver de um ponto ou em conjunto.  Eles apresentam o ministério de Cristo na Galiléia,  a sua vida pública e a sua humanidade e João apresenta o Ministério de Jesus na Judéia,  a sua vida particular e a sua divindade.  Isso significa que só há um Evangelho, uma única história, porém apresentada de quatro maneiras pelos discípulos de Cristo.  Quem escreveu os Evangelhos? Os evangelhos, foram e