Pular para o conteúdo principal

Quando um salvo morre, ele volta pra casa?


"Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor" (2 Co. 5.8).

É cada vez mais comum ouvir a ideia de que quando um cristão morre, ele 'volta para casa', referindo-se ao céu. Essa expressão, no entanto, não está alinhada com os ensinamentos da Bíblia. O que as Escrituras nos ensinam é que o crente não vem do céu, mas da terra, e é para o céu que ele vai após a morte. O corpo retorna ao pó, conforme está escrito em Gênesis 3:19, o sopro de vida volta para Deus,  que o concedeu (Ec 7.13), e a alma encontra seu descanso eterno com Ele, conforme prometido em Mateus 11:28-30.

Na visão cristã tradicional, a expressão "voltar para casa" pode ser considerada problemática, pois implica em um retorno a um lugar de onde a alma não preexistiu. O mais apropriado seria dizer que o crente "morre e vai para casa", pois isso reflete a crença de que a alma humana não veio do céu, mas é criada na concepção ou no nascimento e vai para o céu após a morte física. Não dizemos que alguém "voltou para casa" quando está indo para lá pela primeira vez. O único que verdadeiramente "voltou para casa", ou seja, ao céu, foi Cristo.

A ideia de "ir para casa" enfatiza a origem terrena do ser humano e sua futura morada celestial. Não há uma volta a um lugar onde a alma já existia antes, mas sim uma transição para a habitação eterna com Deus. Essa perspectiva também é reforçada em João 14:2-3 (NVI), onde Jesus diz: "Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver."

A crença de que os seres humanos vêm de um plano espiritual está mais associada ao Kardecismo do que ao cristianismo. No Kardecismo, acredita-se que o espírito permanece em um plano espiritual aguardando a reencarnação. No entanto, não encontramos base para essa crença na Bíblia.

O versículo frequentemente usado para sustentar essa ideia é Lucas 1.23, que diz: "E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa". No entanto, é crucial entender que esse texto não se refere à morte de Zacarias, mas sim ao fim de seu serviço no templo e seu retorno à sua casa terrena, onde vivia com sua esposa Isabel. Interpretar esse versículo como uma referência à ideia de que, ao morrer, um cristão "volta para casa" no sentido de ir para o céu, distorce a verdadeira interpretação do texto, gerando doutrinas estranhas no meio cristão.

Segundo as Escrituras, quando um cristão falece, ele vai para o seio de Abraão ou para o paraíso, aguardando o dia da primeira ressurreição, que ocorrerá na Segunda Vinda de Jesus. Nesse momento, tanto os salvos que já partiram quanto aqueles que estiverem vivos receberão um novo corpo e estarão para sempre com Jesus, nosso Senhor. 

Portanto, a expressão "o crente morre e vai para casa" captura a essência da esperança cristã, revelando a convicção de que a vida após a morte não é um retorno a um estado anterior, mas sim uma entrada na plenitude da presença e amor de Deus no céu.


POSTAGENS MAIS LINDAS

A verdadeira páscoa e o seu significado para a Igreja

Desconheço outro feriado tão aguardado em Abril como a Páscoa. Se perguntarmos a uma criança o que ela gostaria de receber neste dia, a resposta será clara: "um ovo de Páscoa"; afinal, sem um ovo de Páscoa, a celebração perde sua graça. No entanto, poucas pessoas sabem que o ovo, o coelho e os bombons de chocolate não têm relação alguma com a verdadeira Páscoa. Assim como o Natal, a Páscoa também perdeu sua essência espiritual e se tornou apenas uma data comemorativa, que movimenta o comércio e alegra principalmente a indústria do chocolate, a matéria-prima do tão desejado ovo de Páscoa. Infelizmente, o que deveria ser um ato religioso para alguns se tornou apenas um símbolo de bons negócios e boas vendas. Então, o que é a páscoa? Como surgiu? O que ela representa para nós? A celebração da Páscoa é uma das mais importantes festividades da religião judaica, ocorrendo no dia 14 do primeiro mês do calendário judaico, conhecido como Abibe, e se estendendo por uma semana c

Ocupe sua mente com as coisas de Deus

" Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). Quando deixamos nossa mente ociosa, ela se torna um terreno fértil para pensamentos negativos, dúvidas e tentações que podem nos desviar do caminho certo.Por isso, é essencial ocuparmos nossa mente com as coisas de Deus. Ao encher nossos pensamentos com princípios e valores divinos, fortalecemos nossa fé, mantemos uma perspectiva positiva e resistimos às influências negativas que podem nos levar a agir contra nossos princípios morais. Mas nem todos podem viver assim, porque ainda não ressuscitaram com Cristo (Cl. 3:1). Isto é, não nasceram de novo (Jo.3,5). Mas aos que nasceram de novo, o mandamento é este  " pensai nas coisas do alto e não nas coisas terrenas"  (Cl. 3:1,2). E pra começar, a melhor forma de fazermos isto é: 1. Lendo regu

O que não te contaram na igreja sobre o dízimo

O Dízimo é um assunto polêmico que causa divisão de opinião entre os cristãos. Principalmente, com tantos abusos por parte da liderança eclesiástica de muitas igrejas, que vivem como reis, abastados, enquanto o socorro dos domésticos na fé, é negligênciado.  Então, o que é o dízimo? Quando começou essa prática e quais as finalidades de sua observância? Como a igreja deve entender e se posicionar diante da prática do dízimo?  Ele é válido para o nossos dias? Este assuntos e outros é o que eu espero explicar neste artigo para vocês. A origem do Dízimo A palavra dízimo tanto no grego, como no hebraico, significa "dez por cento". Biblicamente, a origem dessa prática, é atribuído ao patriarca Abraão, sendo que o dízimo só se tornou um mandamento para a nação de Israel, 400 anos depois, com a separação da tribo de Levi para prestarem serviços a Deus, no Tabernáculo. Existiam pelo menos quatro tipos de dízimos, que eram obrigatórios em Israel. O primeiro era cham

Carnaval não é coisa para crente!

O que é o Carnaval? O carnaval é uma Festa profana, provenientes de ritos e costumes pagãos, caracterizada pela liberdade de expressão e movimento, originada na antiguidade e recuperada pela Igreja Católica em 590 d.C; e que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. É um período em que inúmeras pessoas se lançam depravadamente, a práticas carnais como bebedice, prostituição, glutonaria etc,  práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (Cf. 1Co.6: 9-10; Gl. 5:19-21). Mas ainda existem, muitas evangélicos, que nesse período ficam na dúvida, se é ou não errado pular carnaval? E o carnaval gospel, pode? Primeiramente, o carnaval gospel não passa de  uma desculpa de alguns evangélicos, para viverem ainda no pecado, certamente nunca leram Romanos 12.  Nenhum crente que conhece a palavra de Deus e que já nasceu de novo, defenderá tal prática. Pular, brincar, ou assistir carnaval é pecado; e não adianta se é gospel ou

O que são os Evangelhos?

A palavra Evangelho vem de duas palavras gregas, "eu" e "aggelion", significando boas novas. Num sentido mais amplo, significa as boas novas do Reino de Deus aos homens por Jesus Cristo. No plural, evangelhos, se refere aos quatros livros canônicos, que possuem a biografia de Jesus, que também recebem os nomes de seus autores, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Evangelho de João e Os Evangelhos Sinóticos. Os três primeiros evangelhos, possuem uma narrativa diferente do Evangelho de João, são chamados de sinótico, palavra que vem do grego (synoptikos) e significa, ver de um ponto ou em conjunto.  Eles apresentam o ministério de Cristo na Galiléia,  a sua vida pública e a sua humanidade e João apresenta o Ministério de Jesus na Judéia,  a sua vida particular e a sua divindade.  Isso significa que só há um Evangelho, uma única história, porém apresentada de quatro maneiras pelos discípulos de Cristo.  Quem escreveu os Evangelhos? Os evangelhos, foram e