Pular para o conteúdo principal

Jesus morreu por todos ou só pelos eleitos?




Se Deus pela sua presciência, sabia que uns iam crer em seu Filho e outros não, porque Cristo morreria por estes? Não seria correto afirmarmos que Jesus morreu apenas por aqueles que o pai viu que creriam Nele? Por que Jesus precisaria morrer por quem nunca crerá Nele? Crer que Cristo morreu por toda a humanidade não estaríamos afirmando que o sacrifício de Cristo foi em vão? Já que Deus é soberano e quer salvar a toda a humanidade- inclusive os que ele viu que não creriam- porque então uns são salvos e outros não?

O Calvinismo dirá: O arminianismo nega a soberania de Deus, e negam a Eleição Incondicional e a Expiação Limitada; e todos na Bíblia não significa toda a humanidade, mas algumas pessoas dentre tribos, povos e nações.

Aparentemente, parece até lógico crermos assim, se, porém ignorarmos as Sagradas Escrituras. Pois é ela que nos diz que Cristo morreu por todos, e não só pelos eleitos. Lembrando que todos na Bíblia não são alguns, mas são todos mesmo e sem exceção de ninguém. Como está escrito em 1 João 2. 1-2: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de toda a humanidade". Mas és a questão, por que?

DEUS É SOBERANO E AMOROSO 

Primeiramente, precisamos desmentir a idéia que o arminianismo nega a soberania de Deus. Entendemos perfeitamente que Deus é soberano, mas diferente do Calvinismo, cremos que Ele também é amoroso para com todos, mesmo com aqueles que Ele viu que não creriam em Seu Filho ( Mt 5.45; Lc 6.35,36; Jo 3:16; At 14:16,17). Se Deus não amasse a todos, que sentido teria o ensino de Jesus, em amarmos nossos inimigos, já que isto ém impossível acontecer, sem que o amor de Deus esteja em nós derramado? (Mt 5.43-48; Lc 6.35-36). Seria Jesus um hipócrita ensinando para amarmos a todos, inclusive nossos inimigos, se Ele e o Pai não amassem? Defender isto, é desconhecer o amor de Deus. Mas com base nas Escrituras, posso afirmar: Sim, Deus nos ama e deu prova do seu grande amor, quando Cristo morreu na cruz por nós pecadores ( Jo 3:16; Rm 5. 5-10).

Em 1 João 4:8 diz: "Deus é amor", e porque Deus é amor não tem prazer na morte de um pecador (Ez 18: 23), antes pela Graça, proveu todos os meios necessários para que o mesmo, possa vir livremente a Cristo e por Ele seja salvo, unicamente por meio da fé, e não por meio das obras. Como está escrito o "Justo viverá da fé" (Rm 1:17). Ainda que os efeitos da Graça sejam visíveis apenas naqueles que crêem, os que rejeitam está Graça não podem se queixar por não terem sido alvo do grande amor de Deus. Como se Deus não se importasse em salvá-los. João 3:16-18 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

Quando a Bíblia diz: “os que crêem serão salvos e quem não crer será condenado”, está verdadeiramente, afirmando-nos que somos responsáveis em responder ao amor de Deus. O fato de nem todos responderem com fé; não nos dá o direito de dizer que Deus não os ama, como se Deus não fosse capaz de amar aqueles que não o conhecem. Pelo contrário o amor de Deus assim como sua Graça é livre para com todos, para que todos, (ainda que muitos não crêem), tenha a oportunidade, (ainda que muitos não abracem-na), de serem salvos em Cristo e justificados de seus pecados. Então de que se queixara o homem? Se Deus sendo bom os quis salvar, mas eles O rejeitam? Como disse o profeta Jeremias: “cada um se queixe de seus próprios pecados” (Lm 3: 39). Pois nenhum inconverso poderá dizer a Deus: "eu quis ser salvo, mas tu não quiseste". Mas Deus a ele dirá: "Eu quis te salvar mas tu não quisestes"; e eis aqui a grandeza da soberania de Deus. Como um Deus que é soberano permite que um pecador ainda escolha, pela sua Graça vir  a Cristo e outros a esta mesma graça resisti-la? Respondo: Somente pela Graça, que é fruto do grande amor de Deus por nós.

Todos que rejeitam a Graça de Deus são indesculpáveis diante do fato que não foi Deus quem os abandonou, mas são eles que viraram as costas para Deus, mesmo Ele dando testemunho da sua misericórdia, eles O rejeitam e por esta razão colherão os frutos de suas escolhas. Como bem escreveu o Apóstolo Paulo em Romanos 1:19,20-25: "Porque o que e de Deus se pode conhecer neles se manifésta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a suai divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”.

 Então podemos afirmar que não é Deus que resiste ao homem para não salvar (Rm 10.13), mas é o homem que resiste a Deus, e por isto não são salvos (Rm 10:16-21). Isso nos leva a segunda resposta sobre o assunto em pauta da Expiação de cristo ser Ilimitada e não Limitada. Porque "Deus é Justo" (Rm 3:26,27).

DEUS É SOBERANO E JUSTO. 

Deus amorosamente oferece-nos salvação em Cristo, mas sendo justo, jamais condenará os que Nele crêem e salvará os que não crêem. Pelo contrário, como diz João 3.36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”; e por que permanece? Por que não crêem na Graça de Deus, e não porque Deus não os quer salvar, e pela dureza de seus corações, acumulam para si mesmo a ira de Deus, que é o resultado de sua rejeição a Deus (Rm. 2.1-11).
Apesar de serem pecadores a semelhança de Adão, a condenação será baseada, principalmente no fato deles terem rejeitado o Filho de Deus, o único que pode nos salvar (Jo 3:16-19; Rm 3:23-27). Em Cristo vemos a revelação da Justiça de Deus ao homem pecador, que pela pregação do Evangelho nos comunica, salvação a todos que crêem e condenação a todos que não crêem. (Rm 1:16,17; 3:1-26).

Desta forma me posiciono contra a Expiação Limitada, e afirmo: se a morte de Cristo fosse limitado seria só pelo povo de Israel, mas sabemos pelas Sagradas Escrituras que a Graça de Deus também é para os gentios; por isto a Expiação é Ilimitada, uma vez que todos pecaram e estão debaixo da maldição do pecado, da mesma forma a misericórdia se estende a todos e não apenas sobre alguns (Rm 3:26; 9.). Mas se a expiação for limitada, não há porque afirmarmos que todos pecaram, já que todos são alguns segundo a teologia calvinista, como se as Escrituras errassem. Todavia, sabemos que fiel é a Palavra é digna de toda aceitação, e nela eu creio e afirmo a minha convicção de fé. Afinal, quem somos nós para dizermos o contrário se Deus quis usar de misericórdia para com todos? Deus é soberano e livre para agir segundo a sua vontade, soberana e graciosa, e Bem-aventurados são todos os que confiam em Sua salvação, como está escrito: “Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13). Amém!

POSTAGENS MAIS LINDAS

A verdadeira páscoa e o seu significado para a Igreja

Desconheço outro feriado tão aguardado em Abril como a Páscoa. Se perguntarmos a uma criança o que ela gostaria de receber neste dia, a resposta será clara: "um ovo de Páscoa"; afinal, sem um ovo de Páscoa, a celebração perde sua graça. No entanto, poucas pessoas sabem que o ovo, o coelho e os bombons de chocolate não têm relação alguma com a verdadeira Páscoa. Assim como o Natal, a Páscoa também perdeu sua essência espiritual e se tornou apenas uma data comemorativa, que movimenta o comércio e alegra principalmente a indústria do chocolate, a matéria-prima do tão desejado ovo de Páscoa. Infelizmente, o que deveria ser um ato religioso para alguns se tornou apenas um símbolo de bons negócios e boas vendas. Então, o que é a páscoa? Como surgiu? O que ela representa para nós? A celebração da Páscoa é uma das mais importantes festividades da religião judaica, ocorrendo no dia 14 do primeiro mês do calendário judaico, conhecido como Abibe, e se estendendo por uma semana c

Ocupe sua mente com as coisas de Deus

" Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). Quando deixamos nossa mente ociosa, ela se torna um terreno fértil para pensamentos negativos, dúvidas e tentações que podem nos desviar do caminho certo.Por isso, é essencial ocuparmos nossa mente com as coisas de Deus. Ao encher nossos pensamentos com princípios e valores divinos, fortalecemos nossa fé, mantemos uma perspectiva positiva e resistimos às influências negativas que podem nos levar a agir contra nossos princípios morais. Mas nem todos podem viver assim, porque ainda não ressuscitaram com Cristo (Cl. 3:1). Isto é, não nasceram de novo (Jo.3,5). Mas aos que nasceram de novo, o mandamento é este  " pensai nas coisas do alto e não nas coisas terrenas"  (Cl. 3:1,2). E pra começar, a melhor forma de fazermos isto é: 1. Lendo regu

O que não te contaram na igreja sobre o dízimo

O Dízimo é um assunto polêmico que causa divisão de opinião entre os cristãos. Principalmente, com tantos abusos por parte da liderança eclesiástica de muitas igrejas, que vivem como reis, abastados, enquanto o socorro dos domésticos na fé, é negligênciado.  Então, o que é o dízimo? Quando começou essa prática e quais as finalidades de sua observância? Como a igreja deve entender e se posicionar diante da prática do dízimo?  Ele é válido para o nossos dias? Este assuntos e outros é o que eu espero explicar neste artigo para vocês. A origem do Dízimo A palavra dízimo tanto no grego, como no hebraico, significa "dez por cento". Biblicamente, a origem dessa prática, é atribuído ao patriarca Abraão, sendo que o dízimo só se tornou um mandamento para a nação de Israel, 400 anos depois, com a separação da tribo de Levi para prestarem serviços a Deus, no Tabernáculo. Existiam pelo menos quatro tipos de dízimos, que eram obrigatórios em Israel. O primeiro era cham

Carnaval não é coisa para crente!

O que é o Carnaval? O carnaval é uma Festa profana, provenientes de ritos e costumes pagãos, caracterizada pela liberdade de expressão e movimento, originada na antiguidade e recuperada pela Igreja Católica em 590 d.C; e que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. É um período em que inúmeras pessoas se lançam depravadamente, a práticas carnais como bebedice, prostituição, glutonaria etc,  práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (Cf. 1Co.6: 9-10; Gl. 5:19-21). Mas ainda existem, muitas evangélicos, que nesse período ficam na dúvida, se é ou não errado pular carnaval? E o carnaval gospel, pode? Primeiramente, o carnaval gospel não passa de  uma desculpa de alguns evangélicos, para viverem ainda no pecado, certamente nunca leram Romanos 12.  Nenhum crente que conhece a palavra de Deus e que já nasceu de novo, defenderá tal prática. Pular, brincar, ou assistir carnaval é pecado; e não adianta se é gospel ou

O que são os Evangelhos?

A palavra Evangelho vem de duas palavras gregas, "eu" e "aggelion", significando boas novas. Num sentido mais amplo, significa as boas novas do Reino de Deus aos homens por Jesus Cristo. No plural, evangelhos, se refere aos quatros livros canônicos, que possuem a biografia de Jesus, que também recebem os nomes de seus autores, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Evangelho de João e Os Evangelhos Sinóticos. Os três primeiros evangelhos, possuem uma narrativa diferente do Evangelho de João, são chamados de sinótico, palavra que vem do grego (synoptikos) e significa, ver de um ponto ou em conjunto.  Eles apresentam o ministério de Cristo na Galiléia,  a sua vida pública e a sua humanidade e João apresenta o Ministério de Jesus na Judéia,  a sua vida particular e a sua divindade.  Isso significa que só há um Evangelho, uma única história, porém apresentada de quatro maneiras pelos discípulos de Cristo.  Quem escreveu os Evangelhos? Os evangelhos, foram e